quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Grécia : cultos misteriosos

São chamados de cerimônias religiosas do mundo antigo,que normalmente eram realizadas em segredo e,por vez,tinham caráter orgiástico.
Os ritos,que eram exercidos pelos iniciados,eram relacionados principalmente com a vida após a morte ou com a fertilidade.
Durante comemorações eram realizadas purificações ,sacrificios ,procisões ,música e apresentações teatrais .Os místerios deviam,por um lado ,proporcionar uma orientação moral para a vida na terra ,por outro,criar a esperança de uma vida após a morte.


Os Místerios Gregos.

Os mais antigos mistérios gregos foram órficos, dionisíacos e eleusínicos ,entre quais os ultimos eram também os mais famosos e tinham em Elêusis (hojê Elefsina),nas proximidades de Atenas.
Eram consagrados á deusa da fertilidade , Deméter e sua filha Perséfone.não longe de Elêusis,Deméter deve ter reencontrado a filha raptada pelo deus dos mortos ( Hades ),por isso concedido o povo local os seus cereais sagrados .O sacerdócio eleusínico era responsável pela orientação . O evento central do festival era a iniciação dos candidatos a sacerdote .O festival se realiza atualmente em um círculo sagrado (telesterion) onde apenas escolhidos do (mystikós)
eram autorizados a entrar.
Era o ponto culminante de uma série de celebrações para um culto á fertiliadade que começa na primavera com os pequenos místerios,nos quais se tratava da violação de Persefone por Hades, senhor do submundo.
Nesse ponto os candidatos, que vinham de toda a Grécia, eram iniciados na primeira fase do místerio.
Os grandes místerios ,que tinham lugar no outono ,apresentavam a migração de Deméter em busca de sua filha ,começando com o transporte dos objetos do culto por homens jovens Elêusis para Atenas e novamente de volta.
A cerimônia incluía um ritual de purificação no mar ,uma cerimônia de sacrifício e uma grande procissão pela estrada sagrada de Atenas a Elêusis,onde tinha lugar a iniciação em si.
Somente helenos eram admitidos .
Quem queria ser admitido precisava ser recomendado por um cidadão já iniciado, Esse intermediário era encarregado também de instruir o candidato em toda as prescrições e regulamentos da ordem.
Os mistérios elêusicos preservaram sua reputação por um longo período de tempo, provavelmente até o final d século IV, e também foram adotados pelos romanos.